terça-feira, 1 de julho de 2014

Autores e leitores, leitores e autores

Sitala - ilustração
A seção “Contos” do Jovem nerd consiste, de certo modo, em uma exceção neste universo de conteúdos do blog – obviamente, não em sua temática. Os contos aqui também se destinam, como não poderia deixar de ser, a nerds. Porém, diferentemente das outras partes do blog, não se trata de uma seção de podcasts, mas de um espaço para publicações periódicas de textos literários, escritos por colaboradores do site ou por fãs que mandam seus contos para serem postados. Muitas vezes os textos são divididos em partes e publicados aos poucos – o que prende a atenção dos leitores e faz com que os escritores angariem muitos fãs (e muitos críticos!) assíduos. Os contos também trazem ilustrações, que ambientam as histórias e, indubitavelmente, são um espetáculo à parte.

1000 olhos - ilustração
Há três categorias na seção Contos: “Sitala”, “1000 Olhos” e “Fãs”. As duas primeiras são contos seriados de Fernando Russell, colaborador do blog, e a terceira são contos enviados pelos leitores. A dinâmica do blog é muito interessante, porque os autores podem interagir com os leitores, ao mesmo tempo em que os leitores se tornam autores! É realmente um espaço privilegiado para quem gosta de ler. E será que há algum verdadeiro nerd que não goste?

Os comentários aos contos merecem uma menção especial. Fãs dos textos da seção escrevem expondo suas opiniões, elogiando, criticando, apontando falhas, buscando esclarecimentos e revelando grande curiosidade diante de certos aspectos particulares das histórias, muitas vezes pormenores nos quais o autor sequer havia pensado. Essa interação cotidiana com o público leitor caracteriza e dinamiza os textos. Assim, há diálogo entre autor e leitor, o que certamente influencia o processo criativo, diante da simultaneidade entre publicação e recepção dos textos, o que dá ao autor um feedback muito rápido acerca de seus contos por parte de um público interatuante.


Em muitos comentários se evidencia o apelo dos leitores para que a escrita não se interrompa e haja continuação das histórias. Isso porque os contos cativam sua audiência. Um exemplo disso é o conto “1000 Olhos”, que foi suspendido pelo autor, mas que até hoje conta com pedidos da audiência para que seja retomado. Esta seção, assim, delimita os espaços diferentes de autor e leitor, mas propicia uma interatividade interessante, que faz com que essas fronteiras ganhem contornos mais suaves e confere aos textos uma dinamicidade diferente de contos publicados em outras plataformas que não a web.


Nenhum comentário:

Postar um comentário