terça-feira, 1 de julho de 2014

Nerdoffice: StarWars 7 e Internet de ultra velocidade


Nessa semana o NerdOffice apresentou um pouco menos de conteúdo do que nas outras semanas e deu uma grande ênfase para um tipo de conteúdo que nos episódios anteriores ficava muito bem demarcado nos minutos finais do vídeo, que são os conteúdos patrocinados.

No começo do vídeo o tema principal é a divulgação de novas notícias sobre a gravação do sétimo filme da franquia StarWars. Eles comentam o vídeo divulgado pelo diretor do filme que mostra que as gravações estão acontecendo no deserto em Abu Dhabi, o que poderia ser um sinal de que o filme seria uma retomada à forma original de se fazer os filmes do StarWars, com grandes superproduções e estruturas de gravação fora de estúdio.


Ainda nessa parte eles comentam sobre a promoção que a produção de StarWars fará para os fãs e que permitirá que uma pessoa vá conhecer os estúdios de gravação em Londres e participar do filme como figurante. Aproveitando-se da plataforma internet, que proporciona uma interação para além do vídeo, como não é possível na televisão por exemplo, eles deixam todos os detalhes para quem quiser participar da promoção em links na descrição do vídeo no Youtube. Essa experiência para além simplesmente do vídeo é uma tônica dos vídeos do NerdOffice. Durante esses três episódios analisados até aqui eles se aproveitaram dessa experiência de prolongar sua produção para além do vídeo, com links e informações nas descrições no Youtube. A interação com o público também acontece, mas de forma mais tradicional, no final do vídeo, quando os apresentadores dão uma “pergunta da semana” para ser respondida pelos fãs, e logo após mostram algumas respostas da pergunta da semana anterior no final do vídeo. Essa é uma experiência que também é utilizada em meios tradicionais, como a televisão, apesar das respostas atualmente sempre serem enviadas via internet para esses veículos. Mas essa experiência já tem mais tempo de utilização, desde os tempos em que o leitor enviava cartas para poder ter sua participação registrada em algum programa, por exemplo.

Star Wars VIII - set de filmagens

Na segunda parte do vídeo eles fazem uma matéria experimentando a internet de ultra velocidade da LiveTim. Eles aproveitam o tema para relembrar como era a internet nos seus primórdios, da utilização da internet discada, de suas limitações, da dificuldade em fazer donwloads e de como a experiência via internet se expandiu tanto em tão pouco tempo. Eles entretêm quem está assistindo com essa nostalgia da utilização da internet durante a década de 1990 e começo de 2000, mas o mote principal deste tema é a apresentação da internet da LiveTim. É uma espécie de matéria patrocinada, que nos leva aos mesmos dilemas de quando isso acontece em veículos jornalísticos mais tradicionais. Até que ponto é legítimo levar informações patrocinadas ao público? Qual sua independência em fazer algum tipo de crítica quando você divulga um material patrocinado? Em um vídeo na internet isso pode passar mais despercebido para o público, mas não deixa de suscitar esse tipo de dilema para o fazer-jornalístico, ou mesmo para qualquer divulgação de informação, assim como da relação de independência e credibilidade entre autor e leitor, ou produtor de vídeos para internet e quem os assiste. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário