terça-feira, 1 de julho de 2014

Nerdcast episódio #418: Debate: #vaitercopa #nãovaitercopa


Nerdcast #417 - capa do podcast - Ciro Sollero

O episódio 418 do “Nerdcast” foi ao ar no dia 13 de junho de 2014 e discutiu sobre a Copa do Mundo no Brasil, se ela deveria ou não acontecer e como ela poderia ser cancelada. Em um debate bastante caloroso e controverso, Jovem Nerd, Jurandir Filho, Cauê Moura, Cardoso, JP, Tucano e Azaghal estão divididos em suas opiniões, e cada um defende suas ideias com fervor e bom humor. Como o áudio do programa foi gravado antes do dia 13 e antes do início da Copa, Jovem Nerd e Azaghal brincaram e gravaram duas aberturas, uma comemorando a vitória brasileira e a outra lamentando a derrota

A atualidade do debate e os dois pontos tão contrários não permitiu que o clima informal e descontraído do programa se perdesse completamente. A trilha sonora sempre remeteu ao futebol com músicas como “Partida de futebol” do Skank e a canção oficial do mundial de 2014 “We are one” de Pitbull, Jennifer Lopez e Cláudia Leitte. Logo no início, o Jovem Nerd se diz dividido, pois percebe todas as coisas que acontecem de errado no país, mas também gosta da Copa do Mundo. Assim, após a típica “Canelada”, a discussão se inicia.
            
Existe o consenso de que o país tem problemas graves que precisam ser resolvidos, e enquanto uns veem no evento uma forma de protestar, de sair da zona de conforto e do conformismo para protestar contra todos os gastos abusivos e a corrupção, outros excluem a Copa do Mundo da culpa por todos os erros que acontecem no país. Os mais radicais desejam que a competição não aconteça, e até comentam sobre a existência de países reservas para a realização do evento.
            
Então se discute sobre as manifestações, sobre o uso da violência e o desejo de alguns deles de que a copa seja um fracasso. Para isso, listam, as pessoas teriam de ser impedidas de chegar aos estádios, jogadores não conseguiriam entrar em campo, etc. Assim, os problemas do Brasil seriam mostrados e sentidos pelo mundo inteiro, mas os próprios comentaristas entendiam a impossibilidade de sua idealização. É citada a política do pão e circo que sempre é empregada no Brasil e o conformismo dos brasileiros que permitem que os governantes roubem sem agir em prol do povo. Com as manifestações e protestos as pessoas vão à contramão da dominação.
            
Entende-se que pouco pode ser feito para cancelar a Copa do Mundo na véspera de ser realizada, mas que as ações e consequências deste evento podem servir como investida contra a realização das Olimpíadas em 2016. Em contrapartida, os comentadores que são a favor do evento dizem que o problema não é a FIFA nem a competição, mas o Brasil que aceitou sediar sem estrutura suficiente, e que não é por isso que manifestantes devam atrapalhar o andamento de um evento que não é só brasileiro, mas mundial.
            
Os nerds terminam concluindo que os políticos do Brasil são corruptos porque o povo brasileiro é corrupto, e o caso dos saques a lojas durante a greve das polícias é uma evidência. Chegam a cogitar que o ser humano é corrupto. Terminam falando das parcelas de culpa que cada um deposita sobre a FIFA e sua Lei da Copa que se sobrepõe à Constituição quanto às patentes, limites, vendas nos estádios, etc.

            
Em um clima bastante sério e até delicado, mas sem abandonar o humor e a informalidade característicos do programa, o episódio sobre a Copa do Mundo refletiu discussões mais acaloradas, mas ainda em grupo de amigos que fazem piadas uns com os outros sem discrições ou reservas e que possuem opiniões divergentes, mas que conseguem discutir de forma descontraída e saudável.

Ouça na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário