Neste quarto episódio de análise do NerdOffice, publicado no dia 04 de junho, Jovem Nerd e Azaghal comentam sobre a presença dos celulares e da internet nos filmes e jogos de videogame. Dessa vez, diferente das semanas anteriores, apenas um tema central deu subsídio para todos os mais de 20 minutos de programa, já que se tratava de um assunto mais amplo e fartamente retratado nesse cenário de séries de televisão e jogos de videogame.
Novamente o programa dá espaço para essa temática da tecnologia, como já ficou claro ser um dos principais assuntos tratados no NerdOffice. Assim como no episódio da semana anterior, mais uma vez o debate sobre como a evolução da internet revolucionou a vida das pessoas se fez muito presente.
Eles começam comentando sobre o jogo de videogame “Watch Dogs”, que trata exatamente dessa temática das “cidades inteligentes”, cidades que são sistemas computadorizados interligados, algo que pode não estar muito distante do que viveremos em breve, e como os poderes de um hacker, como é o exemplo do jogo, podem aumentar quando se passa de sistemas independentes para modos interligados de relacionar tecnologias.
Watch Dogs
Outro exemplo dado durante o vídeo é a série de televisão “Person of Interest”, que trata de um tema bem atual que é o acesso que o governo americano tinha à Big Data de todas as pessoas ao redor do mundo, ou seja, todas as movimentações que as pessoas realizam na internet, inclusive chefes de estado. Essa denúncia foi feita por Edward Snowden, mas a série se baseia em que outros tipos de uso seria possível aproveitar essa quantidade enorme de informações. No caso, o detetive aproveita o acesso a esses dados para definir perfis de pessoas e usar isso para combater criminosos comuns dos EUA, e não necessariamente terroristas, como é a justificativa oficial do governo estadunidense para acumular essas informações.
Person of Interest
Eles fazem o contraponto à série 24 Horas, por exemplo, que foi criada numa época na qual os smartphones e a internet mobile ainda eram embrionários e não eram utilizados em larga escala. Esse é um ponto muito interessante desta seção NerdOffice, que se utiliza de elementos comuns a esse universo nerd, como filmes e jogos, para fazer discussões mais amplas sobre outros temas, principalmente de como a tecnologia vem revolucionando a forma como as pessoas interagem e se comunicam hoje no mundo. Aproveitando-se de uma frase utilizada pelos apresentadores no vídeo anterior, “é impressionante como vivemos uma revolução tecnológica em 10 ou 15 anos e nem nos demos conta”. O NerdOffice trata desta discussão com frequência, comunicando muitas vezes com um público mais jovem, que já começou a viver inserido nesse universo tecnológico e não se dá conta de como isso revolucionou a forma das pessoas conviverem em tão pouco tempo histórico.
Na parte final eles mostram um vídeo do nascimento da filha do Jovem Nerd, um dos dois apresentadores, e ele também agradece às mensagens recebidas durante a semana pelos fãs. Esse é um exemplo claro de como o público é muito fidelizado não só à essa seção, como ao site todo, inclusive se relacionando com os produtores desse conteúdo nas redes sociais e quebram essa barreira que muitas vezes existe entre público e produtor de conteúdo nas mídias mais tradicionais. Na internet, tanto quem produz conteúdo como quem o consome estão muito mais próximos e se relacionam, o que aumenta ainda mais a fidelidade do público com o site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário