Neste último vídeo do acompanhamento do NerdOffice, eles começam comentando uma notícia do mundo da tecnologia no Brasil. Essa característica de comentar notícias mais “sérias” antes de falar sobre os temas mais voltados ao entretenimento apareceu com mais clareza nos últimos vídeos deste período da análise. O assunto desta vez foi a decisão de um juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo que multou em R$ 20 mil duas pessoas por terem compartilhado uma notícia falsa sobre um veterinário que teria sido negligente. Eles comentam quais os prós e os contras desta decisão para a liberdade e a responsabilidade na web. Essa característica mostra a proposta da seção NerdOffice, que se pretende um review semanal dos principais temas da semana deste universo nerd e da tecnologia.
Logo após, eles fazem um quadro chamado “JN Recomenda”, que segundo os apresentadores era um quadro mais comum antigamente, mas que no período da análise foi a primeira vez que apareceu. O Jovem Nerd faz uma explicação interessante ao dizer que este quadro existe quando eles querem divulgar algum produto ou iniciativa que acharam bom, mas que divulgam sem algum tipo de retorno ou patrocínio, o “jabá” como eles chamam. Durante os vídeos, eles deixam sempre bem claro quando o assunto é patrocinado e quando o conteúdo que estão mostrando é “independente”. Essa característica, muito assemelhada à responsabilidade jornalística, aumenta bastante a credibilidade do NerdOffice perante o público.
O que eles recomendam durante o quadro é a série Cosmos, do astrônomo Carl Sagan, que foi feita na década de 80 e recentemente foi regravada pela Fox, em uma mistura de animações e gravações com um apresentador. Esta série ficou famosa por divulgar conhecimentos científicos de uma forma atraente tanto ao público mais especializado como para o mais leigo. O NerdOffice comenta inclusive que foi surpreendente que a Fox, uma emissora de televisão bastante conservadora nos EUA, aceitasse produzir Cosmos, uma série totalmente voltada ao conhecimento científico.
![]() |
Cosmos versão antiga |
![]() |
Cosmos versão FOX |
Durante a apresentação dos principais pontos da série, o vídeo utiliza muitas partes tanto da produção antiga como da nova para ilustrar o que está sendo dito. Como sempre no NerdOffice, isso ajuda muito a entender a discussão e os exemplos, além de instigar mais quem está assistindo a procurar a série depois.
No final do programa eles fazem propaganda de um livro, deixando claro que esta parte do vídeo é patrocinada, diferente do conteúdo apresentado durante o resto do vídeo da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário